A Coleção Pelotas do projeto Leve a Minha Cidade – Perceba | Proteja | Preserve, foi lançada em Janeiro/2017 com exposição realizada no Mercado Central Pelotense. O projeto recebeu o apoio Institucional da Prefeitura de Pelotas e foi uma realização do Sistema Fecomércio/Sesc, fazendo parte da programação do 7º Festival Internacional Sesc de Música de Pelotas. Fazem parte da coleção o desenho de 9 prédios que estão situados ao redor da praça Coronel Pedro Osório: a Prefeitura de Pelotas, o Theatro Sete de Abril, o Clube Caixeiral, o Grande Hotel, a Antiga Sede do Banco do Brasil, o Museu do Doce, a Biblioteca Pública, o Mercado Central e uma homenagem aos famosos ladrilhos hidráulicos, característica marcante das calçadas da cidade.

A Coleção Pelotas segue a proposta principal do projeto Leve a Minha Cidade – Perceba | Proteja | Preserve, lançado em outubro de 2016, com as Coleções “Porto Alegre” e “Expressões daqui”, que é chamar a atenção e valorizar, através do desenho, o Patrimônio Histórico, a cultura e a história das cidades representadas.

O apoio da Prefeitura Municipal de Pelotas e a parceria com o Sistema Fecomércio/Sesc, possibilitou a realização de uma grande exposição que ocupou os corredores do Mercado Central. Os desenhos foram impressos em grandes painéis e acompanhados por poemas de autoria do antropólogo Bem Berardi, especialmente para a mostra. Berardi nasceu em Pelotas e complementou com seus textos o apelo à preservação e atenção ao Patrimônio. A apresentação da exposição, teve a assinatura da Professora Noris Leal, responsável pelo Bacharelado em Museologia da Universidade Federal de Pelotas.