Verbos para vestir
Memorial do Rio Grande do Sul
Porto Alegre/RS, 2010
Projeto desenvolvido para o lançamento oficial do Outubro Rosa em Porto Alegre no Memorial do Rio Grande do Sul. Promovido pelo IMAMA – Instituto da Mama do RS
O movimento Outubro Rosa tem como objetivo alertar a sociedade sobre a importância da detecção precoce da doença e dos investimentos em saúde pública para o controle da doença.
O processo criativo se dá a partir de uma experiência pessoal e da relação que se estabelece entre o que pensamos/vivemos e o que gostaríamos de traduzir em Arte. Pensar sobre o câncer de mama foi uma tarefa difícil. Criar a partir de um tema tão delicado, relacionado à saúde – um dos aspectos essenciais para o nosso bem-estar, exige sensibilidade e também o enfrentamento com a urgência de Viver.
O desafio maior foi justamente não trabalhar com a eminência da morte. Ao contrário, refletir sobre a necessidade da Vida, porque é real a possibilidade de cura se a doença for diagnosticada precocemente.
Os 15 bustos apresentados representam as mulheres que tiveram o diagnóstico da doença e que, a partir desse momento, enfrentaram sentimentos de angústia, rejeição, dor, medo e insegurança, mas nem por isso deixaram de lutar contra o câncer, reinventando-se para superar os vários obstáculos do caminho. Verbos para Vestir; a Vida de todas as Vitoriosas em movimento.
Para realizar a instalação Verbos para Vestir, procurei de alguma forma entrar nesse universo e imaginar o que faria nessa situação. Pensei imediatamente no verbo Abraçar, uma atitude de envolvimento com a causa, com a prevenção da doença, com o autocuidado e, além disto, com a atenção em relação ao outro. Abraçar foi o verbo que levou a uma sequencia de outros, todos refletindo ações perante a realidade imaginada.
Verbos para Vestir se configura como um momento de reflexão e de estímulo para cada mulher nessa batalha pela prevenção e tratamento do câncer de mama, uma doença que ameaça a vida e que pode ser evitada.
ABRAÇAR – A si mesmo e ao outro
LUTAR – Com todas as forças
VIVER – Todos os dias intensamente
SUPERAR – Os momentos difíceis
DIVIDIR – Todas as emoções
AMAR – A vida
SONHAR – De olhos abertos
QUERER – O entendimento
SER – O que se é
EDUCAR – O tempo todo
CUIDAR – De si mesma
SORRIR – Abertamente
RESPEITAR – Os próprios limites
MOSTRAR – A energia vital
ASSUMIR – O controle da situação